CURSO EDUCAÇÃO DIGITAL

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?”.


A partir das discussões das possibilidades de uso da tecnologia no contexto escolar, este tem por objetivo é apresentar as reflexões das mídias e tecnologias no processo ensino-aprendizagem.

A utilização das Tics, tem ajudado o processo ensino-aprendizagem dos meus alunos, a partir do momento em que ... “ O uso das mídias, possibilita impor-se mais ritmo, mais cor, enfim, mais vida a educação... “ Moran (1994).

As ações vem sendo desenvolvidas com o auxílio da tecnologia pautado no projeto pedagógico da disciplina e da escola. Este trabalho educativo prioriza a exploração e utilização destes recursos por parte do professor e dos alunos, onde o blog, vídeos, imagens, MSN, e-mail, e demais recursos para apresentações de trabalhos ou produto final sejam sempre digitalizados e disponibilizados na rede ou no grupo. Estamos tirando as pedras devagar, temos muito que caminhar.

Afinal segundo Hasse (1999), ...não se conhece ao certo o impacto dessas ferramentas nas crianças... e vale lembrar que nenhuma proposta de uso da tecnologia, até o momento, por si só produziu melhoria na qualidade de ensino.

Concluo que as tecnologias facilitam o processo ensino-aprendizagem, mas os educadores nem governantes, não podem e não devem acreditar que as Tics serão a salvação de todos esses anos de desmandos e faltas de políticas públicas descomprometidas seguidas de desvalorização do profissional da educação. Acredito no trabalho planejado, como afirma Ponte ( 1992), o computador por si só pode ser tanto uma contribuição positiva como negativa para o processo de ensino e aprendizagem, dependendo da forma como for utilizado.

Referências bibliográficas

HASSE, Simone Hedwig. Informática na educação: mito ou realidade? In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.), Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores Associados; Caçador, SC: UnC, 1999

MORAN, José Manuel. Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. Revista Brasileira de Comunicação – INTERCOM. – São Paulo, 1994.

SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC, Ana Lúcia Amaral. –Brasília: MEC, Secretária de Educação à Distância; 2008.

PONTE, J. O computador: um instrumento da educação. Lisboa: Texto, 1992.



0 comentários:

Postar um comentário