EDUCAÇÃO INFANTIL

O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, foi elaborado para organizar  a situação das creches e pré-escolas no Brasil.
O que podemos observar neste vídeo? As informações colaboram para um melhor entendimento do trabalho  a ser desenvolvido nesta faixa etária? A divulgação e o efetivo desenvolvimento deste referencial nas escolas poderia tornar o trabalho mais eficiente? Qual o nível de conhecimento do professor da Educação Infantil, sobre o Referencial? Ele utiliza em sua prática cotidiana o Referencial como base para o desenvolvimento de todo o seu trabalho pedagógico? De que forma o conhecimento teórico facilita  trabalho pedagógico?

66 comentários:

Anônimo disse...

Ao observar o vídeo percebi que o Referencial Curricular para a Educação Infantil tem uma grande importância, pois colabora no entendimento do que se deve trabalhar na Educação Infantil.
Acredito que se todas as escolas e professores seguissem corretamente o Referencial elas teriam um trabalho muito mais eficiente, e muitas aulas que eu já vi até hoje seriam muito melhores.
Compreendo que o conhecimento teórico é a base de todo o trabalho, pois mesmo que a teoria seja um pouco cansativa ela é necessária, porque ela nos leva a entender ( conduzir ) melhor todo o nosso trabalho.

Concordo com a Psicóloga Sílvia Pereira de Carvalho quando ela diz mais ou menos assim “ É errado afirmar que com criança só se deve trabalhar coisa simples. A criança se interessa por tudo.O mundo não é apresentado para a criança parcelado.” Por que a criança não vive em um mundo de coisas simples e ela tem curiosidades.

OBS: Quando uma das professoras do vídeo falou na importância em se trabalhar a roda da conversa porque ela estimula a comunicação entre os alunos, achei muito interessante pois, já acompanhei o trabalho de uma professora que realiza essa atividade e percebi que há resultados.

Caroline Velozo Nº 04
CURSO NORMAL
Turma: 3001

Anônimo disse...

Pude observar que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil abriu e tem aberto portas para um entendimento mais completo para a prática na Educação Infantil.
Pude observar que as crianças (alunos) de creches e pré-escolas se interessam e participam muito mais quando existe um planejamento pela parte dos professores, uma rotina organizada e diversificada. As informações postas no vídeo mostram com clareza o trabalho desenvolvido e tem uma importância significativa. Se todas as escolas utiliza-se o Referencial haveria um trabalho mais eficiente e mais completo. É claro que a base da escola não é só o Referencial, mas sim como a educação está sendo administrada e planejada. Existe ainda uma grande falta de conhecimento por parte de muitos professores, quando se fala do conteúdo do Referencial de Educação, muitos sabem o que é o Referencial, mas não sabem sua utilidade e nem como ser colocado em prática. Muitos professores utilizam essa prática no dia a dia na escola, mas existe uma grande carência por parte de muitos outros professores. O conhecimento teórico abre portas para a prática no dia a dia, sem a teoria as dificuldades tornam-se frequentes e mais trabalhosas.
O vídeo abriu a minha mente para a análise do Referencial e como a teoria foi e é de grande importância na Educação Infantil.

Roberta de Oliveira Pinto Nº 27
CURSO NORMAL
Turma: 3002

Anônimo disse...

Pude observar neste vídeo que os depoimentos prestados só mostram a capacitação que o Referncial Curricular tem para os professores. E as informaçôes dadas por este vídeo nos ajuda a "lidar" com as crianças de 0 a 6 anos de idade que é fundamental o aprendizado das crianças, e quebra essa ideia equivocada que as crianças por serem pequenas só querem aprender coisas fácil, a criança na verdade tem interesse por tudo.
Alguns professores não trabalham totalmente no Referencial e hoje alguns profesores dizem que o Referncial caiu como uma luva, pois o Referencial não é só teoria é prática!

Anônimo disse...

Jeannine Dias
Turma 3001
pude observar...

Anônimo disse...

Nesse vídeo, pude observar que é muito importante que escola tenha como base o Referncial Curricular, pois, é através disso que a escola cria sua rotina em relação aos alunos e professores.
Essas informações ajudam no desenvolvimento das crianças, porque os alunos precisam ter uma rotina de acordo com cada dia.
Muitas escolas já trabalham junto com os professores de acordo com o Referencial curricular, porém não tem uma preucupação em seguir a risca tudo que é proporcionado pelo Referncial.
É necessário que os professores tenham esses conhecimentos teóricos, pois facilitam na hora de planejar uma aula, e o desenvolvimento da criança acontece mais rápido e os pŕofessores sabem aonde focar.

OBS: Esse vídeo me mostrou que ao ensinarmos as crianças, não precisa ir pelo mais fácil, pois o mundo não é tudo fácil nem simples.

Jéssica Alexandre
CURSO NORMAL
Turma:3001

Anônimo disse...

Pude observar neste vídeo que é de grande importância que os professores de educação infantil planejem e desenvolvam o seu trabalho pedagógico com base no referencial,pois ele relata o que deve ser sempre trabalhado com alunos de educação infantil.
Se toda a escola e principalmente os professores de educação infantil conhecesse e desenvolvesse o seu trabalho pedagógico baseado neste referencial,todos os seus alunos teriam um bom desenvolvimento.
A professora do vídeo conhece muito bem o referencial e desenvolve o seu trabalho com base nele.Pena que nem todos são assim,pois os professores até já ouviram falar sobre esse referencial,para desenvolver o seu trabalho de uma forma agrádavel para alcançar os seus objetivos.
Quando se tem um grande conhecimento teórico sobre algo que se pretende fazer é mais fácil para se colocar em prática. E se tratando de educação, é muito importante que os professores sejam eternos pesquisadores, pois na hora de praticar será mais fácil ele desenvolver um ótimo trabalho e com isso os seus alunos teram sempra a ganhar.

Erika da Costa Pacheco Nº 07
CN 3001

RENATO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RENATO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RENATO disse...

JOSÉ RENATO SANTIAGO
TURMA: CN: 3001
Nª: 19

EU PUDE OBSERVAR QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É A PRIMEIRA ETÁPA DA EDUCAÇAO BÁSICA, AS INFORMAÇÕES QUE O VÍDEO MOSTRA É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NESTA FAIXA ETÁRIA, POIS NOS TRANSMITE VARIAS INFORMAÇÕES NECESSARIAS NO CURRICULO ESCOLAR E TORNA O TRABALHO MAIS EFECIENTTE.
JÁ COM BASE DO REFERENCIAL NÃO SÃO TODOS OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE UTILIZAM, POIS CADADIA QUE PASSA O NIVEL DE ALGUNS PROFESSORES CAEM DERREPENTE POIS NÃO SE SENTEM ESTIMULADO PARA O TRABALHO.
OS EDUCADORES EM MODO GERAL DEVE SE ENFORMAR E PESQUISAR NOVAS FORMAS DE APLICAR O CONTEÚDO DIDATICAMENTE SEM EXPLORAR OS ALUNOS E SEM SE TORTURAR PESSOALMENTE UTILIZANDO O REFERENCIAL.

VICTORIA disse...

Victória da Silva Cortes.
Turma:3001
Curso Normal

Neste vídeo mostrou o quanto é importante o Referencial Curricular, pois nos mostra como os professores devem trabalhar com as crianças da Educação Infantil, mostra também que podemos buscar mais das crianças e não ficar nas mesmas atividades de sempre porque elas são capazes.
Acho que se todas as escolas e professores conhecessem o Referencial o trabalho seria realizado bem melhor pois os alunos teríam um bom ensino.
Alguns professores estão bem informados mais outros não e os que estão informados nem todos usa o Referencial no seu cotidiano pois tem escolas que não tem recursos para certos tipos de atividades.
O conhecimento teórico por mais que as vezes seja enjoado, ele é de muita importância para todos nós, pois ele que nos ajuda a entender nossas dificuldades do cotidiano.
OBS: Gostei muito do vídeo pois ele me mostrou através do Referencial Curricular como trabalhar com as crianças da Educação Infantil.

ana disse...

Ana Érica n° 02 turma:3001

Este vídeo pode mostrar como o referencial é importante para a educação infantil. As informa ções ajudam sim, na desenvoltura das crianças e mostra que podemos estimular cada vez mais o conhecimento delas. O referencial é como um tipo de manual básico que é bastante eficaz no desenvolvimento da criança. Vejo que o nivel de conhecimento é bom, pois vejo que em algumas escolas os professores estão integrados com o referencial, pondo em prática em seu cotidiano.
O conhecimento facilita na formação tanto social quanto pessoal da criança , pondo limites e fazendo com que elas (criança)conheçam seus proprios limites.

jacqueline disse...

Cevi
Jacqueline Maria Melo de Souza
Turma: 3001 Curso Normal

Pude observar neste vídeo a importância que ele me trouxe para futura professora da Educação Infantil.
As informações colaboram sim e muito,pois mostra com clareza de como trabalhar com crianças da E.I.,para que eles possam adquirir um entendimento mais amplo com qualidade para que eles possam a vir se desenvolver melhor.
Bom, seria o essencial seguir o referêncial, pois o trabalho seria muito mais relevânte e mais util;o ruim é que a maioria das escola não seguem esse referêncial.Mas o certo seria segui-lo
Os professores fascinantes fazem o possivel para se informare seguem a risca o referêncial,outros não querem nem saber,nem ligam em dar uma aula de qualidade para seus alunos, portanto, nem seguem.
O conhecimento teórico é de extrema importância
,pois é com éle que c torna mais facil de trabalhar com criança da E.I. e de conhecer melhor suas dificuldades.

Anônimo disse...

Ao assistir o vídeo pude perceber que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil abrange bastante o entendimento para ser trabalhado na Educação Infantil.
Se as escolas e os professores adotassem corretamente o Referencial, o resultado do trabalho seria muito mais eficaz e as aulas hoje teriam muito mais qualidade.
Lógico que o mais importante é como a educação está sendo planejada nas escolas.
Existem um grande número de professores que utilizam essa prática no dia-a-dia , porém muitos conhecem o Referencial mais não adotam esse método.
O conhecimento teórico é fundamental, sem a parte teórica teríamos mais dificuldades para uma melhor compreensão sobre o trabalho.
após ver e entender todo esse vídeo, cheguei a conclusão que os professores deveriam ter uma analise melhor sobre o Referencial e perceber que a teoria é fundamental na Educação Infantil.



Esthefani Marins Lessa
nº:8
Curso Normal - turma: 3001

Anônimo disse...

O vídeo nos mostra que o Referencial Curricular Nacional é de extrema importância para a formação continuada do professor, pois o ajuda continuamente na sua prática para com os alunos.
Todas as informações dadas servem para auxiliar o professor com relação à sua prática e nos ajudam sim a entender melhor como lidar e trabalhar com essa faixa etária,q é o início da Educação Básica.Sabemos que ñ são todos os professores q aderem essa teoria e a põe em prática,embora ela seja bem eficaz e simples, simplificando o trabalho do professor e mostrando que a criança é um ser pensante que deseja perguntar e fica instigada por tudo que ve e que ñ conhece.As teorias existem para propiciar ao professor um trabalho mais fácil e mais significativo!

Tainá Fonseca n°:36
Turma:3001

Anônimo disse...

Pude observar como é o cotidiano da criança em seu período de aula na escola, e de que forma o professor contribui para o seu desenvolvimento.
Ao meu ver, se todas as creches e pré-escolas utilizassem o Referencial Curricular Nacional as crianças se interessariam muito mais pelas aulas.
A roda da conversa, por exemplo, é muito boa, pois possibilita que a criança conheça o outro e com isso aprenda a respeitar as diferenças.
O conhecimento teórico abre portas para um bom
desempenho no trabalho e sem a teoria as dificuldades são frequentes.

Franssuellen Faria Cardoso n°12
Turma:3001

Anônimo disse...

Anônimo disse...
O vídeo mostra a rotina de um dia de aula em uma turma de Ed. Infantil, mostra as necessidades que as crianças nessa faixa etária apresentam, está começando o mundo das descobertas de cada uma delas.
Por onde fiz estágios, comentamos algumas escolas que não seguem o referencial.
Este referencial nos da um suporte didático para nós futuros professores, pois nos mostra as fases e métodos que melhor se aplicam em cada idade.
Se não possuirmos o conhecimento teórico, nossa prática pedagógica fica incompleta, e sujeito a possíveis falhas no desenvolvimento da evolução da aprendizagem de cada um.

Maíne Viégas Ferreira
n°24
CN - Turma:3001

Anônimo disse...

Pude observar no vídeo, que muitas das vezes os professores ainda estão voltados na simplicidade que tudo pra criança deve ser bem simples, mais como foi dito a criança se interessa por tudo que oferece a ela. Embora o vídeo seja muito longo deu para entender um pouco o que devo passar para as crianças dessa faixa etária, tornando o trabalho com essa crianças mais fácil, é uma pena que nem todos os professores de educação infantil pensão e trabalhão com as crianças desse jeito muitos até pensam mais não botão em pratica. Esse referencial vem pra renovar o que já era pra ser renovado resta saber se todos os professores vão trabalhar desse jeito ou se vão ter esse referencial em mãos.
Denis Dias Turma:Cn3002

Anônimo disse...

de Beatriz S. Duarte - 3001


Este vídeo quis mostrar a importância das creches na formação das crianças, e como é importante ter uma boa infra estrutura escolar. Através dos Referencial Curricular Nacional,a formação pedagógica tem evoluído, o Referencial Curricular
Nacional tem mudado esta realidade, tem transmitido aos professores a segurança de aplicar sua aulas com atividades programadas em dias certos o que possibilita a sua aplicação, e a diversidade de assuntos postos por eles.
Ao se referir a parte do aluno ele recebera uma maior quantidade de conteúdos
ao se comparado ao método tradicional, mas tendo em vista a preocupação de não sobrecarregar os alunos,mais sim prepara-los para a sua vida escolar.
A aplicando as novas propostas sugeridas,abre uma nova porta a diversidade de ideais educacionais, com foi a proposta de uma exibição semanal de videos.
A formação dos professores de hoje deixam muito a desejar, mais com a implantação do Referencial Curricular Nacional esta situação mudaria, favorecendo tanto o educando quanto o pedagogo.

Anônimo disse...

Neste vídeo observamos que o referencial curricular no brasil foi criado para melhorar as creches e pré-escolas no brasil organizando melhor a vida dos professores , alunos e pais também. Sim porque vai ajudar a muitos professores a como lidar com os alunos nesta faixa etária e facilita também no comportamento do professor diante dos alunos. Poderia sim e não só para as escolas e também para os professores. O nível de conhecimento dos professores e baixa. Não porque ele não tem muito conhecimento sobre o referencial curricular por isso ele não o utiliza em seu cotidiano e em sua pratica pedagogia. O conhecimento teórico na pedagogia facilita de modo que você possa lidar melhor com os alunos de creches e pré-escolas e ajuda também no desenvolvimento dos alunos e dos professores.


Nathalia da silva turma :3001

Anônimo disse...

Pude observar através do video assistido que as creches e pré-escolas
não faziam por causa da existência ensino. Elas só foram consideradas a partir da década de 80 por causa da existência da Constituição do referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.
As informações colaboram para entendimento do trabalho , porque através
das informações do vídeo tivemos a oportunidade de ter uma noção de como trabalhar com as crianças para melhor compreensão de como trabalhar com a educação infantil.
Podemos perceber que o nível de conhecimento do professor da Educação Infantil, sobre o Referencial se encontra baixo pois nem todos os professores sabem corretamente lidar com as crianças da educação infantil , porem com base nesse vídeo o trabalho do professor se torna mas eficiente , pois os métodos aplicados nos alunos realmente funcionam .
No vídeo os professores utilizam na prática cotidiana o Referencial como base para o desenvolvimento de todo o seu trabalho pedagógico
e também vem relatando a importância do referencial educacional, pois
através de tais métodos que facilitam o9 trabalho do professor.

Agradeço pela atenção,beijos....
Jessica da Silva de Oliveira
CURSO Normal
Turma 3001

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Neste vídeo podemos observar que o referencial curricular no brasil foi criado para a melhoraria nas creches e pré-escolas de todo o brasil, para melhoria na desenvoltura educacional, sempre dando uma melhoria na estabilidade de vida dos professores e alunos. Sim porque ira ensentivar a muitos educadores a como lidar com os alunos nesta faixa etária, como melhor se desenvolver e determinadas ações a serem tomadas. Poderia sim e não só para as escolas, como também para os professores em geral. O nível de conhecimento dos professores é baixa e precária. Não, porque ele não tem muito conhecimento sobre o referencial curricular por isso não o utiliza em seu cotidiano, em sua prática pedagógica e no seu modo de educar. O conhecimento teórico na pedagogia facilita de modo que você possa lidar melhor com os seus alunos de creches e pré-escolas e ajuda também no desenvolvimento dos alunos e dos professores em qual for a situação.

ALUNA: THAIS DE MELLO DOS SANTOS
TURMA:3001
SÉRIE: 3 ANO

Anônimo disse...

Neste vídeo pude observar que o referencial curricular no brasil foi criado para a melhoria nas creches e pré-escolas.
Sim; porque ira ajudar a muitos educadores por em pratica atividades da faixa estaria adquada para os alunos, mostrar como melhor se devenvolver dentro do campo educacional.
Poderia sim, dentro da escola e para os educadores em geral.
O nível de conhecimento dos professores é baixissima.
O professor não tem bastante conhecimento como devia ter sobre o referencial curricular por isso não o utiliza muito em sua pratica de ensino.
O conhecimento teórico na pedagogia facilita de modo que os professores possam conviver melhor com os seus alunos de creches e pré-escolas.

ALuna: FLávia Marins
Turma: cn 3001

Anônimo disse...

Nesse vídeo nos mostra , a bastante importância do aluno nas escolas creches e pre-escolas, pude observa se todas as escolas adaptasse esse meio de informação que foi passa do no vídeo muitas estariamos melhores alfabetizado e os alunos teriam bastante alegria em estuda mas motivação . mostrando para mim e para as professoras um meio de ensino importante para os eles além de abrange bastante o entendimento para ser trabalhado na Educação Infantil.
o conhecimento e ideal para amanha sermos grandes professores , e importante que sejamos bastantes pesquizadores e bem imformados sobre a vida escolas das crianças em toda parte o vídeo nos passa isso. Ser todos ser imformarcer mas teriam mas meios de mostra a educação em meio divertido mas aprendendo .mostrando pra eles brincadeiras em estudos
Adorei o vídeo estimulo muito a minha voltade de ter em pratica mas conhecimentos .perceber que a teoria é fundamental na Educação Infantil e em todo a vida dentro e fora de sala de aula .

Aluna : Laila dos Santos
turma : 3001 cn manhã

Anônimo disse...

Observei neste vídeo o quão importante é o Referencial Curricular Nacional e como auxilía o profº,pois nos é apresentado como saber lidar melhor com essa faixa etária que sem dúvida é uma grande "missão".
A utilização deste Referencial,na minha opnião ajudaria na prática de muitos professores,mas não adianta ter o Referencial e não colocá-lo em prática e também deixar de lado a "discussão" contínua de conteúdos e planejamentos entre os professores.
Os professores de educação infantil que eu conheço não devem ter um conhecimento amplo deste Referencial e por isso não o colocam em prática.
O conhecimento teórico é importante pois nos mostra um outro lado das coisas,e deve ser utilizado desde que da maneira certa,nunca esquecendo do principal que é a PRÁTICA!!!

Aluna:Luísa Fonseca dos Santos
nº:20
Turma:CN 3002

Anônimo disse...

Pude observar no vídeo a rotina de algumas escolas que trabalham com a educação infantil, e como os professores devem trabalhar com crianças dessa faixa etária.
O referencial curricular nacional para a educação infantil facilita os trabalho com as crianças porque estabelece as formas para os professores trabalharem de maneira correta com seus alunos.
O nível de conhecimento sobre esse referencial para os professores deveria ser melhor pois os orienta a trazerem de volta algumas práticas que ficaram dispersas, porém muitos professores não utilizam essas práticas em suas aulas, pois acham que por seus alunos serem crianças não é necessário enriquecer suas práticas na sala de aula.
Todo conhecimento teórico é válido porque pode potencializar a capacidade dos professores de atingir seus objetivos com seus alunos.
A educação infantil é o período mais importante do aluno na escola pois é lá que ele irá se preparar para lidar com as diversas situações do mundo que o cerca.


Aluna: Suellen Evangelista
Turma: 3002 CN Manhã
N: 40

Anônimo disse...

Ao observar o vídeo pode perceber a importância do referencial para educação infantil.
Colaboram para a interação escolar e para o desenvolvimento do aluno.
O referencial ajuda a escola ao todo a realizar um trabalho eficiente com seus alunos e a modificação da rotina escolar.
Na minha opinião nem todos os professores tem conhecimento e os que tem não se baseiam neste referencial.
Facilita a desenvoltura do professor em relação aos conteúdos e a interação com seus alunos.

Thais Siqueira Moura Cordeiro
Nº:33
Turma: CN 3002

Anônimo disse...

O vídeo trás informações ,significado e como funciona o PCN INfantil.
Sim, deixa delimitado a faixa etária a ser atingida.
Muito mais, por que apartir do conhecimento o trabalho fica mais direcionado.
O nível esta ainda muito baixo, pois nem todas as escolas trabalham com este referencial.
Sim ele aproveita o o cotidiano do aluno.
Abrindo horizontes para trabalhar o cotidiano.
Elem de Lima Vila NOva.
3002cn

Anônimo disse...

Pude observar que ele mostra o dia-a-dia dos professores e alunos, tendo em foco o referencial.
Sim, ele colabora como auxílio para os professores, para saber lidar com os alunos, ele mostra o que deve ser feito.
Pode sim, este referencial veio para ajudar, e como foi dito no vídeo ele caiu como um luva para a educação infantil.
Creio eu que nem todos o conhecem, mais eu sei que nas escolas municipais de Itaboraí este método é em utilizado, tendo sempre uma rotina, nesta rotina pude observar que a roda de conversa está presente todos os dias.
Os professores mostrados no vídeo utilizam sim, eles utilizam este método sempre pra melhorar suas técnicas.
Assim como nos estudamos a teoria para depois pratica-lá, os professores também estudam a teoria e tentam de certa forma coloca-lás em prica no dia-a-dia escolar.


ALUNA:Bethania Goulart Campos
TURMA:3002cn

Anônimo disse...

O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil foi criado com o propósito de ajudar na educação infantil, e é sim um bom instrumento para melhor trabalhar com as crianças, porém ele não é exercido, pois a maioria dos professores não possuem esse referencial em mãos. Escolas e professores estão acomodados a trabalharem com o que é simples e muito fácil.
A melhor distribuição deste referencial pode sim colaborar com o enriquecimento do conhecimento pedagógico de cada professor, auxiliando em sua prática diária, não deixando que ele repita as mesmas atividades no dia seguinte, e inovando para melhorar o desenvolvimento de cada criança.
A teoria é um instrumento valioso, no entanto ela precisa ser posta em prática, muitos professores até lêem mas não colocam em prática esses conhecimentos, ou seja, se na teoria ele sabe mas não sabe por em prática, sua teoria não vai ser tão valiosa.


Tamires da Mota Guimarães
Turma: 3002 N° 31

Anônimo disse...

Pude observar que o Referencial Curricular Nacional é grande meio de conhecimento para os professores de Educação Infantil.
O Referencial abriu, e tem aberto portas para o desenvolvimento das crianças e até mesmo dos professores. As informações postas no vídeo mostram claramente que o Referencial é o meio que abre portas para um ensino mais completo e diversificado.
Se todas as escolas seguisse este Referencial os professores estariam bem mais capacitados nos seus deveres, é claro que o Referencial não é tudo numa escola mais ajuda na formação dos professores. Acredito que nem todos os professores de Educação Infantil tem conhecimento sobre este Referencial, pois não é muito divulgado e existe pouco interesse por parte dos professores.
Nem todos os professores utilizam o Referencial em sua prática mas acredito que se utilizassem haveria aulas mais completas.
O conhecimento teórico é a base para uma aula prática mais desenvolvida e bem elaborada. Com isso o professor transmiti o conhecimento de forma clara e interessante para os seus alunos.
Os alunos não podem ficar no limite de coisas fáceis, mas estimular o seu desenvolvimento através de conteúdos relacionados ao seu dia-a-dia e a sua faixa etária.


Monique Lemos de Lacerda Nº 25
Curso Normal
Turma: 3002

Anônimo disse...

Este vídeo está trazendo muitas informações sobre o dia-dia dos professores junto com o referencial.
Sim,porque para trabalhar com criança é bom obter muitas informações,ainda mais sobre cada faixa etária.
Concerteza,pois os professores teriam mais que uma base para trabalhar com seus alunos.
O nível do professor é ainda um pouco baixo,mas com a divulgação do referencial pode se tornar um nível adequado.
Depende,não sempre.
De forma transformadora,isto é,transforma a teoria em trabalho prático,assim um complementa o outro.


ALUNA:Natasha Fernandes
TURMA:3002 CN

Anônimo disse...

Ao observar este vídeo pude perceber que o Referencial Curricular para a Educação Infantil tem uma importância muito grande na educação nas creches e pré-escolas, e é uma ajuda de grande importância tanto para o aluno quanto para o professor, pois leva os alunos a uma rotina organizada e diversificada, este referencial facilita a vida do professor.
A colaboração é muito grande, pois são novas informações que os professores recebem para um melhor trabalho nesta faixa etária.
Se todas as escolas seguissem estas referências o ensino seria muito melhor, os professores e alunos estariam muito mais desenvolvidos em seus deveres.
A pouco conhecimento dos professores sobre o referencial, e a também falta de interesse por parte deles em procurar mais informações sobre os referenciais curriculares. Penso que governo deveria dar maiores informações aos professores e as escolas.
Alguns professores utilizam os referenciais, mas não são todos, como já disse há muita falta de conhecimento.
Se todos os professores seguissem este referencial, a educação do nosso país estaria melhor, e os alunos teriam aulas mais completas.
A teoria é muito importante pois é o começo, é através dela que se dá início a uma prática mais elaborada para um melhor ensino.
Este vídeo é muito importante pois nos mostra como um professor deve agir na hora de ensinar, pois toda criança deve ter um ensino de qualidade.


Aluna: Taiane Figueiredo Rosa. nº: 29
Turma : CN 3002.

Anônimo disse...

Podemos observar que com a elaboração do Referencial Curricular Nacional de Educação infantil as creches e pré-escolas do brasil melhoram o ensino,pois seguiram as regras de organização e as informações colaboraram para um bom desenvolvimento dentro desta faixa etária, pois como vimos no vídeo na hora da merenda,da recreação e outros as crianças eram bem organizadas,tendo assim um bom resultado eficiente do rendimento no ensino dentro e fora da sala de aula. Muitos dos professores ainda não conhecem ou não utilizam o método do Referencial Curricular Nacional de Educação infantil pois como sabemos muitos professores não zela pela sua profissão dando aula então da maneira que bem desejar deixando seguir assim o referencial que é um bom método de organização em seu trabalho pedagógico.
O conhecimento teórico facilita no trabalho pedagógico pois quando se tem um bom conhecimento teórico fica mas fácil de por em prática e realizar um bom trabalho pedagógico,por mas que já se tenha um bom conhecimento sempre é bom continuar a estudando,ler livros,fazer pesquisas,etc...para poder sempre realizar um bom trabalho e aprender sempre mas e mas para ter uma boa carreira de trabalho.


Aluna:Rosivania do N. Ferreira n:28
Turma:3002

Anônimo disse...

Percebo que nesse vídeo eles conseguem elaborar o referencial nessa creche, eles seguem uma rotina adqueda mas nem sempre é assim em muitas creches de educação infantil não tem essa mesma preocupacação com a formação curricular do aluno , pois eles são ainda pequenos e os professores deduzem que eles não tem capacidades de assimilar os conteúdos.
O conteúdo do Referencial ajuda os professores, se todos utilizassem teriam com certeza um melhor trabalho e seus alunos um melhor aprendizado.
Não há muita divulgação dos Referenciais entre os professores da Educação Infantil , muitos não tem conhecimento e trabalham de forma inadequada prejudicando de certa forma os seus alunos.
O referencial é um conjunto de prática com teoria, os dois tem que trabalhar em sintonia e ele ensina os professores como trabalhar com seus alunos.
O conhecimento teórico tem que ser trabalhado no nosso dia a dia para ter com lidar com a prática sem dificuldades .
Acho de grande importância termos uma base para nos espelharmos e esse vídeo nos mostrou que temos onde nos guiar para dar nossos alunos um aprendizado com mais qualidade.

Aluna: Anna karolina
Turma: 3002 CN
N: 3

Anônimo disse...

No vídeo,nos mostra o surgimento das creches e pré-escolas,nos mostrando vários ensinamentos.
Sim as informações que o vídeo contem eles tem informações onde ajuda o professor que trabalha com a Educação Infantil a ter conhecimento amplo.O referencial ajuda sim no trabalho do professor,ajudando a ficar mais explicativo o seu trabalho.
Muitas vezes os professores não usam o referencial.Alguns usam como apoio e por cima desse apoio eles ampliam os seus conhecimentos na pratica.
O conhecimento teórico facilita na hora do professor botar em pratica seus materiais de ensino.
“O professor não e bem manual e sim intelectual”

Fernanda Cabral n°10
Turma :3001

Anônimo disse...

Pude observar que o referencial curricular nacional de educação infantil colabora realmente para entendimento de um melhor trabalho para o desenvolvimento do aluno de educação infantil.
Ele é muito eficiente pois ele dá referências de como melhor planejar suas aulas, como melhor trabalhar a educação nas creches e pré escolas, se as escolas adotassem essas referências o ensino estaria bem mais produtivo.
Certamente o nível do conhecimento dos professores em relação ao referencial não está muito bom, pois muitos professores de educação infantil não conhecem ou não procuram conhecer o referencial. Na maioria das escolas que estagiei não há base do referencial nas aulas dadas.
O conhecimento teórico é muito importante pois facilita na atuação da nossa prática e nos orienta a sermos prudente em relação a educação dos alunos.
Ayra Rosa turma:cn3002

Anônimo disse...

Que todos se preocupam com as crianças,e tudo que estão fazendo e para seu crescimento de personalidade e inteligência.
Sim,porque para trabalhar com crianças você deve obter o máximo de informações de cada idade para não se confundir e não confundir a criança.
Sim,porque toda criança precisa desenvolver sua capacidade,e esse trabalho ajuda ela ver o mundo da sua forma,e o professor conheceria melhor seus alunos.
O professor mostra domínio na Educação Infantil,pois ela está sempre trazendo atividades diferenciadas para seus alunos.
Depende,porque varia de professor para professor,tem professor que traz para os alunos experiências vividas e passam para as crianças.
Facilita,porque quando você tem a noção do que está sendo dito você só precisa colocar em prática o que sabe.

ALUNA:Adiane July de Souza
TURMA:3002 CN

Anônimo disse...

Observei que a criança se interessa por tudo e o referencial é uma base de auxílio para o professor que colabora por mostrar o referencial como um ajudante na prática pedagógica.
podendo assim ajudar mais os professores, trazendo a eles uma base, um caminho para seguir.
O nível de conhecimento ainda é pouco. O que causa tantas desigualdades de ensino e aprendizagem.
Nem sempre o referencial é uma regra, é apenas o nome diz um referencial para o desenvolvimento do seu trabalho pedagógico.
O conhecimento teórico facilita nas diversas maneiras de atuação, na criatividade, na hora de ensinar e de passar o ensino.
aluna:Lilian de oliveira 3002

Anônimo disse...

Aluna:Luiza dos Santos.
Turma:3002
Pude observar que as crianças tem muito mais contato com o professor e o professor com o aluno. Uma forma muito mas prazerosa de se ensinar e aprender .
As formas trabalhadas mostram uma técnica muito mas interessante de se trabalhar, porque nesta faixa etária as crianças tem muito mais interesse em aprender, coisas novas.
A divulgação desse referencial com certeza torna o trabalho nas escolas muito mais eficiente para se trabalha,porque você consegue seguir um ritmo muito mais interessante sabendo que está indo pelo caminho certo.
O nível de conhecimento dos professores é ótimo, eles estão colocando em prática tudo aquilo que sabem e dando o melhor de si para também poder aprender com os alunos, porque nós professores também aprendemos muito com os alunos.
Utiliza em seu trabalho pedagógico cotidiano o Referencial de base para o seu método ser muito mais praeroso.
O conhecimento teórico nós facilita muito na hora de colocar em prática os métodos, porque eles já tem uma linha certa a se seguir.
Mas também não adianta só sabermos o método a se seguir temos que coloca-los em prática.

Anônimo disse...

ALUNA:MÔNICA DOS SANTOS DA SILVEIRA
CN:30002




Pude observar que as crianças são muitos beneficiados nesta creche,as crianças participam das atividades de forma livre,atuam com os outros colegas. Desse modo,podemos ver com imagens claras como essas crianças vão se interagir com o professores,como são os cuidados passado e orientado pelas coordenadores e pedagogos
com base no vídeo levantaremos fatos concretos, como mais informações para constar e entenderemos melhor dos assuntos .O nível que uma pode ter é de uma pessoa que saberá lidar com situações contidas no dia-a-dia dentro e fora de sala. Levando as crianças a ter um cuidado de si,orientando nas atividades quando for necessário e fazer com que elas criem uma imagens boa de si como das outras pessoas.
Essa teoria nos ajuda a orientar melhor as crianças no que for preciso.

Anônimo disse...

No vídeo podemos observar o que o referencial está fazendo para a melhoria de um aluno em sala de aula,saindo do método tradicional para o método cotidiano.
Sim,porque trabalhar com crianças sempre tem que ter um método diferente de trabalhar,obtendo bastantes informações sobre o conteúdo,tentar sempre inovar idéias.
Sim,porque toda criança desenvolve sua capacidade e a arte de pensar de um mundo diferente e melhor,e o professor buscando novos conhecimentos para tornar esse trabalho melhor.
O professor sempre deve se mostrar com idéias novas,porque o professor se mostra como um centro de atenções para o aluno e trazendo novidades para o aluno.
Depende,porque cada professor trabalha e pensa de uma forma diferente,tem professor que gosta de mostrar a realidade para o aluno e outros só ficam na rotina.
O conhecimento do que o professor passa para o aluno não de uma forma tradicional mas sim dando cada aluno a praticar o que sabe.

ALUNA:Jéssica da Silva Mota
TURMA:3002 CN

Anônimo disse...

Aluna:Jéssica De Marins Rodrigues.
TURMA:3002.


Pude observar uma instituição preocupada com a segurança,higiene,alimentação e aprendizagem das crianças .
As informações nos incentiva muito pois estudamos as teorias,mais na prática as vezes não vemos .
Muitas escolas não colocam em prática o que o Referencial Curricular Nacional propõe ,se colocassem as crianças aprenderiam com prazer,brincando,de formas diferentes.
Muitos professores não conhecem o que o Referencial Curricular Nacional propõe,ou então não colocam em prática,pois deixam muito a desejar ,não levam as crianças a aprender com prazer ,não usam a criatividade.
O Referencial Curricular Nacional dá uma base para tornar nossa aula mais interessante para nossos alunos ,onde através de jogos ,brincadeiras e de outras diversas formas podemos passar nossos conteúdos pedagógicos.

Anônimo disse...

Pude observar que no vídeo o aumento do nível de organização do professor para com o aluno aproveitando melhor o tempo da aula, fazendo com isso que todas as informações colaborem muito para o trabalho desenvolvido nessa faixa etária, tornando assim o trabalho dos professores mais eficaz e dinâmico dentro e fora da sala de aula.
O nível de conhecimento de um professor de educação infantil deve ser amplo e sempre aberto para novas idéias e dinâmicas. Um bom professor com certeza usar como base em seu conhecimento o referencial pedagógico, facilitando na hora em que o professor propusera os alunos uma dinâmica em sala de aula.
aluno: Ringo Ferreira dos santos

Anônimo disse...

Podemos observar neste vídeo que a informação é mito importante para o desenvolvimento do aluno nesta faixa etária. Se o professor estiver bastante conhecimento, com certeza ele vai ser um bom proficional. Ele saberá dividir cada hora para uma atividade diferente, assim as aulas não ficarão cansativas.
podemos observar que um bom professor utilizam vários recursos para as aulas ficarem bem dinâmicas, pois as crianças não conseguem ficar paradas.
Os conhecimentos teóricos não auxiliam na hora de ensinar ao aluno, utilizando os recursos que temos em mãos.
Aluna: Franciane Silva Correia 3002

Anônimo disse...

O vídeo mostra que foi programada uma rotina
para que o tempo dos alunos de ed, infantil
fosse aproveitado da maior maneira possivel.
Dessa forma podemos perceber que as informações
Colaboram muito para um melhor entendimento do
trabalho a ser desenvolvido nessa faixa etária,
e com isso melhorar o desempenho do professor
para dar suas aulas, com isso melhora o desempenho
do professor para dar suas aulas, com eficiência
e muita dinâmica dentro e fora da sala de aula,
tornando assim professores capazes de formarna
ed. infantil pequenos cidadãos conscientes
de seus direitos e deveres no futuro.
O nivel de conhecimento do professor de ed.infantil,
tem que ser amplo, e navegar em todas as matérias,
pois nesta faixa etaria que eles tem que adquirir
pequenos conhecimentos, que fazem toda a diferença.
Um bom, professor sempre utiliza em sua prática cotidiana
o refencial pedagógico, ele busca no referencial todo
o conhecimento e inspiração para dar uma aula dinamica
e comunicativa (sem ser só na teoria).
O conhecimento tórico auxilia o trabalho pedagógico
em todosos sentidos, desde uma história contada até
uma brincadeira de roda, ele nos auxilia como interagir com os alunos
e professores e os alunos entre si.
maisa Abreu

Anônimo disse...

Aluna: Luiza dos Santos.
Turma: 3002.CN
N°: 21.
DESCONSIDERAR O PRIMEIRO.



Pude observar que o vídeo mostra uma instituição preocupada com a higiene e segurança pessoal do aluno, mostra que os alunos têm uma rotina programada. Está instituição está preocupada com o aprendizado das crianças mudando sua metodologia tradicional para uma renovada.Tentam sempre está conversando com os outros professores para poder está melhorando cada dia mais suas aulas.
O Referencial Curricular Nacional foi criado para poder ajudar todos os professores á renovar os métodos tradicionais para poder ajudar os seus a alunos aprender de uma forma muito mais criativa, interessante e prazerosa, porque muito deles já formados estão totalmente desqualificados para pode atuar em suas ares.
Muitos dos professores acham que trabalhar na educação infantil e muito fácil, mais não é não; é uma das ares que se tem muita dificuldade.
Não basta só saber o conteúdo tem que saber também coloca-los em PRÁTICA.

Anônimo disse...

Observei no vídeo o quanto o Referencial Curricular pode ajudar no processo de desenvolvimento da criança.Pois é muito utilizado para ajudar o professor a como desenvolver seu trabalho com essa idade.
São poucas as escolas que utilizam o Referencial na sua prática, mas podemos dizer q as que a praticam, tem uma maior facilidade na desenvoltura para realizar as atividades
propostas para esta faixa etária.
Com isso percebi q a teoria é parte fundamental e deve ser utilizada sim, certa de que, moderadamente na prática dos profissionais d educação que lidam com Educação Infantil.

Ingrid Dias da Silva n°14
Turma:3001

Anônimo disse...

Pude observar esta instituição e ver que ela segue o Referencial curricular, dando assistência adequada as crianças da educação infantil; Sim, a informação é fundamental para o desenvolvimento dos projetos ali elaborados, certamente a eficiência gera grandes melhorias na creche ou pré-escolas;Tendo conhecimento referencial curricular assim adotando referencias para um bom nível educacional nesta instituição;Depende da visão de cada um profissional da área escolar; Tornando a teoria em criatividades práticas facilitando o seu trabalho.

Anônimo disse...

simone rangel-3002

Anônimo disse...

Nome: Rayanne Campos Mendes
Turma: CN 3002 nº: 26

Pude concluir com este vídeo que o referencial veio para o Brasil com o intuito de melhorar a Educação Infantil.
Ela ajuda muito na prática dos professores, mas é preciso pô-la em prática.
O nível de alguns professores ainda é muito baixo, mas com o referencial isso pode mudar.
Há muita falta de conhecimento. Se todos os professores seguissem este referencial, concerteza a educação dos nossos alunos seria mais completa.
O conhecimento teórico facilita o trabalho pedagógico, pois é daí que surge a prática. Por isso e preciso sempre estar buscando o conhecimento, estudar sempre buscando coisas novas.

Anônimo disse...

Pude observar este vídeo que o referencial curricular tem grande importância para educação infantil, dando acessória para as creches e as pré-escolas tornando-se em um bom nível de profissionalismo nas instituições.
Andressa Dias - 3002

Anônimo disse...

Este vídeo foi muito interessante, pois ele foi muito mais explicativo do que a apostila. A apostila tinha tantos detalhes que ficou um pouco mais difícil na hora de estudar para a prova, mas o texto junto com as imagens que foram passadas no vídeo fez-me sentir como se fosse eu vivendo aqueles momentos e fez com que eu compreendesse melhor esses fatos tão importantes na área da educação e na vida de todos, pois sem a educação as pessoas não seriam nada, a educação é a base de tudo para quem espera chegar a algum lugar.

Espero que a senhora, passe vídeos tão educativos e ilustrativos quanto esse, que fale sobre a realidade que todos sabem que acontece e poucos são aqueles que enxergam o que acontece ao nosso redor.


Thais 3001

Anônimo disse...

• Muitas coisas faladas no vídeo também foram tratadas em sala de aula, porém achei o vídeo esclarecedor.
Através dos estágios pude observar vários elementos citados no vídeo, como as atividades em sala, a organização do tempo, etc. E na apostila sobre formação pessoal e social, também podemos ver isso.
Acho que a Educação Infantil deveria ser uma etapa obrigatória da educação.

Aluna: Marina de Melo Soares dos Santos.
CN 3002.

Anônimo disse...

Ao assistir o vídeo, pude observar que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil fez com que a prática na Educação Infantil se tornasse mais completa. Quando o professor planeja sua aula, é notável o maior interesse das crianças. Pois elas gostam de novidades; as aulas se tornam diferentes, mais gostosas!

Para que a educação se tornasse completa, todas as escolas deveriam utilizar o Referencial, não usando como base, mas como uma ampliação da educação. Em Itaboraí, por exemplo, os professores já colocaram o Referencial em prática (vale ressaltar que o Referencial não é obrigatório, então, não são todos os professores que aplicam conteúdos a partir deste).

Pela falta de conhecimento da teoria, a prática se torna vazia, incompleta, gerando muitas dificuldades tornando trabalhosa a prática. Por isso, a teoria da Educação é muito importante e, depois do conhecimento da teoria, no dia a dia, a prática realmente faz a diferença na educação que carece tanto por modificações! Jennifer Travassos 3002

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Como ele é aplicado nas pré-escolas e creches e quais métodos são usados pelos professores que tem como base o referencial curricular nacional de educação infantil, todas informações dada no vídeo colabora para o trabalho do professor de educação infantil, porque dá dicas para execução das atividades para a crianças,se a divulgação fosse melhor todas as escolas teria acesso a esse material fazendo com que o ensino infantil melhora-se 100%. Na maioria das escolas o nível de conhecimento do professor sobre o RCNEI ainda é baixo, por isso não utiliza o referencial como base para suas atividade diárias, ajuda porque através do conhecimento do RCNEI o professor com a ajuda de coordenadores e pedagogas,consegue desenvolver suas atividades melhor para que haja um bom entendimento.

Mariana Asaph
Turma:3001 curso normal

Anônimo disse...

Observei no vídeo que o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil foi criado com o propósito de ajudar na Educação infantil,pois colabora no entendimento do que se deve trabalhar na área pedagógica da Educação infantil .Porem nem todas as escolas há professores que
desenvolvem o trabalho pedagógico baseado neste referencial,se o referencial fosse seguido de forma correta,os alunos da Educação Infantil teria um desenvolvimento escolar excelente.Mas os professores mostra dos neste vídeo usa corretamente o referencial por isso que nesta escola a rotina escolar ocorre de forma correta.
Essa teoria mostrada e muito valiosa,mas no entanto ela precisa ser posta em pratica,a maioria dos professores conhecem,mas não coloca em pratica esses conhecimentos, o conhecimento teórico e na pratica facilita no trabalho pedagógico com a turma mas não basta saber e não praticar.

Thaís Silva da Rocha n°39
Turma:3001

Anônimo disse...

1 – Podemos observar que a educação infantil é a base para alicerçar os fundamentos da educação básica.
2 – Sim. Porque trabalha a inteligência da criança trazendo-a as informações necessárias para o desenvolvimento do seu intelecto.
3- Sim. Porque o referencial veio para auxiliar os professores em suas rotinas de trabalho, produzindo então um avanço na educação infantil.
4- O nível de conhecimento os professores da educação infantil, sobre o referencial é muito baixo, pois eles utilizam métodos próprios ao invés de utilizarem uma ferramenta que lhes são disponibilizada para um trabalho mais eficiente e produtivo( O Referencial Curricular).
5- Não. Causando assim rotinas exagerada limitando a capacidade de aprendizagem das crianças da educação infantil.
6- O conhecimento teórico traz padrões pré-estabelecidos, auxiliando os profissionais na execução de suas respectivas funções de atuação, padronizando um ensino mais completo e organizado.
Daniele

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Pude observar através do video assistido que as creches e pré-escolas
não faziam por causa da existência ensino. Elas só foram consideradas a partir da década de 80 por causa da existência da Constituição do referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.
As informações colaboram para entendimento do trabalho , porque através
das informações do vídeo tivemos a oportunidade de ter uma noção de como trabalhar com as crianças para melhor compreensão de como trabalhar com a educação infantil.
Podemos perceber que o nível de conhecimento do professor da Educação Infantil, sobre o Referencial se encontra baixo pois nem todos os professores sabem corretamente lidar com as crianças da educação infantil , porem com base nesse vídeo o trabalho do professor se torna mas eficiente , pois os métodos aplicados nos alunos realmente funcionam .
No vídeo os professores utilizam na prática cotidiana o Referencial como base para o desenvolvimento de todo o seu trabalho pedagógico
e também vem relatando a importância do referencial educacional, pois
através de tais métodos que facilitam o trabalho do professor.
Agradeço pela atenção,beijos....
Jessica da Silva de Oliveira - 3001

Anônimo disse...

O vídeo nos relata a dificuldade que as creches e pre escolas encontravam antes da década de 80 por não fazerem parte de um referencial de educação.
Tais só foram consideradas a parti da década de 80 graças a existências da constituição do referencial educacional.
Certamente atreves das informação relatada no vídeo tivemos a oportunidade de aprende melhor formar de lidar com a educação infantil.
Em cima desses métodos o trabalho do professor se tornar mais eficiente e em todo o vídeo vem relatando a importância do referencial educacional.
PAMELLA BRAGA GRACIANO 3001

Anônimo disse...

Através do vídeo posso relatar que foi muito proveitoso a apresentação desse vídeo , pois nos ensinou bastantes coisas.
Com base nos relatos que foram transmitidos através dessa apresentação em forma de vídeo , posso perceber que vai colaborar muito em nossa forma de lidar com a educação infantil pois transmite formas e maneiras da trabalhar e atrair a atenção dos alunos. Com isso o trabalho do professor se torna mais eficiente e proveitoso.
Creio eu que o conhecimento sobre o referencial de educação dos professores se encontra baixo pois infelizmente há professores que nem se tomam como base o referencial mais sim os seus métodos .
o trabalho teórico facilita no trabalho pedagógico pois na pratica o aluno consegue se expressar melhor , ou seja , o termo pedagogia se tornará mais fácil.




RENATA MOUTINHO DE OLIVEIRA
CURSO NORMAL
TURMA: 3001

Anônimo disse...

Através desse vídeo, pude ver que a pré-escola necessita de uma atenção muito maior. Se torna essencial ao professor o conhecimento teórico, pois assim ele vai saber o que realmente é necessário ao aprendizado da criança.

Vanesca Mouzer
CN:3002

Anônimo disse...

Pude observar que o documentário quis apresentar o evolução da pré-escola, e que embora não seja obrigatória, o aumento das matrículas nessa fase tem aumentado a cada ano, expõe também que embora a criança seja pequena não é preciso simplificar as coisas que serão dadas a elas, pois a criança se interessa por tudo e quando ela vem ao mundo ela não encontra ele simplificado. Em 1998 o o ministério lança o referencial como esforço. No referencial está presente o pensamento pedagógico que circula no país, meio que uma convensação de uma pré-escola e uma educação mas avançada.

Aluna: Tainá Silva de Souza. C.N 3002

Anônimo disse...

O documentário relata a evolução da pré-escola, e que aumento das crianças tem aumentado cada vez mais, embora ela não seja obrigatória. Foi em 1998 o ministério lança o referencial, como forma de ajuda na pré-escola, lá está presente todas as informações necessárias para dirigir uma turma ou escola da pré-escola.

Aluna: Cláudia Bastos da Silva. C.N 3002

Anônimo disse...

Através desse vídeo,vi que muitos professores deixam a desejar em suas aulas por não ter conhecimento teórico sobre a pré-escola e educação infantil. O vídeo mostra que é extremamente importante que o professor tenta o conhecimento do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil pois assim ele vai saber o que é necessário a uma criança dessa idade por que nessa faixa etária que se forma a base de um aluno para uma educação de qualidade.


Debora do Santos
CN:3002

Postar um comentário